Dicas para economizar nas compras de final de ano

0

Ao mesmo tempo em que trazem consigo bons momentos e recordações, as festas de fim de ano podem acabar causando algumas dores de cabeça, inclusive financeiras. Sem planejamento, não é difícil que os gastos com presentes, decoração e comidas acabem consumindo boa parte da renda e extrapolando o orçamento.

Com um pouco de cuidado, entretanto, as festas não precisam se tornar sinônimo de descontrole financeiro. Isso porque muitas dessas despesas podem ser evitadas, seja por serem impulsivas, desnecessárias ou substituíveis, é importante ficar atento para algumas dicas que podem ajudar a se preparar para o fim de ano sem extravagâncias, afinal, ninguém quer iniciar o próximo ano com o pé esquerdo, não é mesmo?

Antes de mais nada, planeje seus gastos; não compre por impulso e seja original, para que não haja compras desnecessárias; pechinche e procure descontos, afinal, pechinchar não é vergonha, ainda mais se você estiver com dinheiro em mãos; ao usar o cartão de crédito, se não for possível quitar o valor de uma só vez, preste atenção nas condições de parcelamento, a fim de não perder o controle, registre todas as compras feitas e o número de parcelas que deverão ser debitadas em cada mês; planeje o supermercado com antecedência e evite a euforia das festas na hora de encher o carrinho.

A Secretaria Municipal de Finanças, ressalta a importância de planejar bem as contas para não complicar o orçamento. Basta se organizar, identificar o perfil das celebrações que serão realizadas e o que realmente merece ser gasto, para fechar o ano em alto astral!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade