Julho amarelo – Mês de conscientização das hepatites virais

0
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Esse conjunto de doenças ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e morte.
Na última sexta-feira (16/07/2021) ocorreu ação buscando ampliar a conscientização dos primaverenses para a prevenção de tais doenças, o evento foi organizado pela secretaria municipal de saúde através do CTA e da coordenação de imunização.
No evento foram ofertados teste para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, também ocorreu vacinação para Hepatite B, Febre amarela, tríplice viral e DT (Difteria e tétano), além de um café da manhã especial.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Ao pressentir qualquer os sintomas procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade