Sistemas de abastecimento são obras que visam assegurar o conforto da população e também se tornar parte da infraestrutura de uma cidade, esses sistemas de abastecimento buscam antes de qualquer coisa, superar riscos eminentes de saúde impostos pela água.
O homem tem necessidade de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender todas suas necessidades, não só para proteção de sua saúde e sobrevivência, como também para o seu desenvolvimento econômico, sendo assim, o tratamento da água tem por finalidade reduzir as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde e objetiva melhorar a qualidade natural da água.
Diante de tamanha importância, melhorar o sistema de abastecimento é prioridade para a Prefeitura de Primavera, que objetiva mudar esta realidade, atendendo com qualidade a todo o município, que antes, por sua vez, sofria com a falta de água nas torneiras e em condições improprias para o consumo.
Medidas estão sendo tomadas, como o conserto e manutenção das bombas da cidade. No mês de setembro, 3 bombas apresentaram problemas no centro de Primavera e outras 2 bombas nos interiores de Docas e Jabaroca, em todos os casos, as bombas foram trocadas por novas unidades, e Primavera recebeu 2 novas bombas, totalizando 11 bombas no abastecendo da cidade. Em Jaburu, houve a instalação da nova caixa d’água com capacidade para 10 mil litros, tudo isso, com a finalidade de aumentar a capacidade e a qualidade no abastecimento.
Já a obras da nova central de abastecimento do município, realizadas pelo Governo Federal, foram retomadas e estão a todo vapor, com o recebimento das peças de conexões, nesta segunda-feira, 06, para complemento de fechamento da tubulação das caixas d’água, a instalação de 8 novas bombas ligadas no novo painel automatizado que brevemente estará em funcionamento, além da instalação da caixa d’água com capacidade para 300 mil litros, facilitando o processo de fornecimento de água para a população.
A Prefeitura, e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE do município, estão trabalhando, em regime prioritário, para que, o mais breve possível, a população possa desfrutar de uma água de qualidade, tratada e própria para o consumo, assegurando o conforto e melhoria da vida do povo de Primavera.