A cada dia que passa, aumenta mais a importância social das cooperativas, como uma forma de organizar os catadores, para que estes, possam ganhar pela sua própria produção, sem ter seu trabalho explorado. Através da organização de cooperativas, o setor público também passa a atuar nesse meio, possibilitando a inserção de projetos sociais e ações de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.
Ciente disto, a Prefeitura Municipal de Primavera, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após a formação da COOREPRI – Cooperativa de Reciclagem de Primavera, deram inicio hoje, 27, às oficinas para capacitação dos catadores, que tem como Monitor, o Sr. Carlos Monteiro, que ministra as aulas nos turnos da manhã e tarde, 3 vezes por semana, no Sítio Paraíso do Pintor.
A união dos trabalhadores é o princípio básico que resulta na melhoria das suas condições econômicas e sociais, pois além de aumentar a renda, também melhora a qualidade de vida e todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano; além da criação de postos de trabalho, impulsionamento da economia local, eles também contribuem decisivamente para a diminuição do impacto ambiental causado pelo consumo.